CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A RÁDIO CORUJA

ESCOLA MUNICIPAL GLÓRIA MARQUES DINIZ
RÁDIO CORUJA


Contagem, MG, 18 de abril de 2017.
Carta aberta à comunidade escolar sobre a rádio Coruja:
Senhores pais ou responsáveis, estudantes, professores e colegas do administrativo da E. M. Glória Marques Diniz, sou o professor Sérgio Donizeti e gostaria de lhes comunicar que, em 2016, vários estudantes participaram, uma vez por semana, das oficinas da rádio Coruja, no turno da manhã. Estas oficinas de rádio aconteceram em aulas compartilhadas com a disciplina Arte, em 10 turmas do 7º, 8º e 9º anos, terceiro ciclo, e em 5 turmas de 5º ano, segundo ciclo, que contava com a participação das professoras referência.
A rádio Coruja é uma proposta de rádio educativo/ escolar que ocorre na E. M. Glória Marques Diniz desde 2003 graças à parceria com o professor Fábio Martins, do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Em 2008, com a construção do estúdio, a rádio passou a ter um espaço onde os estudantes podiam realizar suas atividades em local apropriado, sem mais dependerem do pátio da escola; outro ganho para a rádio foi conseguir que um profissional da escola pudesse ser liberado para orientar estas oficinas, o que garante o seu funcionamento e sua efetividade na escola.
            De 2008 a 2009 a professora Fabiana, de história, foi liberada para a função de coordenadora da rádio, em 2010 foi a professora Cristina, também de história, e, de 2011 até 2016, o professor Sérgio Donizeti, de Ensino Religioso, ao qual coube o desafio de não deixar morrer esta proposta pedagógica de rádio educativo/escolar.
            Desenvolver oficinas de rádio escolar possibilita aos estudantes participantes desenvolver as seguintes habilidades e capacidades:
·         Compreender a linguagem do rádio e sua história;
·         aprimorar a leitura e a escrita, a elaboração de pautas, notas e gravação de programas;
·         desenvolver a autonomia e o trabalho cooperativo;
·         observar, questionar e analisar assuntos ao seu redor e, a partir deles, elaborar os programas;
·         avaliar e transmitir informações;
·         reconhecer a importância dos meios de comunicação como instrumentos democráticos de divulgação da cultura e da educação;
·         ampliar o contato dos estudantes com o mundo digital e com isso ampliar seu referencial;
·         incentivar o aumento da autoestima dos estudantes;
·         implementar na escola o uso de novas tecnologias que auxiliem no processo educativo;
·         aproximar e melhorar as relações da escola com a comunidade escolar e seu entorno;
·         articular educação e comunicação.
Foi no espaço da rádio onde também desenvolvi oficinas do coral Canta Cantos desde 2010, o qual contou com 5 turmas no turno da manhã e 9 turmas à tarde, em 2016; também abrimos espaço aos monitores da rádio Coruja, que são alunos (as) do turno da manhã que vinham à escola voluntariamente para desempenhar tarefas ligadas ao rádio educativo/ escolar como produção de programas radiofônicos, auxílio na coordenação da rádio etc.
Gostaria de, por meio desta carta, comunicar meu desligamento da coordenação da rádio Coruja e do coral Canta Cantos, me despedir e dizer que fico muito feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar durante estes 6 últimos anos de minha vida profissional nesta escola numa proposta pedagógica que foi, ao mesmo tempo, tão desafiadora e inovadora.  Nesta proposta educativa tanto ensinei como também aprendi junto com os nossos estudantes. Posso dizer que nossa rádio Coruja foi e é um trabalho de alcance muito grande. Ter uma rádio na escola permitiu fazer da E. M. Glória Marques Diniz uma escola com dinâmica diferenciada. A resposta que os alunos deram ao longo destes anos foi muito positiva, posso afirmar isto sem medo de errar. As fotos, os vídeos, os programas que estão no blog da rádio, as conversas, os diálogos e a convivência comprovam o que digo.
Informo a você que com a mudança da gestão na Prefeitura de Contagem em 2017, não foi possível continuar a desenvolver os trabalhos da mesma forma como vinham sendo feitos. Acho uma pena ter que encerrar uma experiência rica como esta, que vinha dando resultados tão positivos, mas não depende somente de mim a continuação desta proposta alternativa de educação. Por orientação da prefeitura, à qual sou subordinado profissionalmente, eu voltei, em 2017, a dar as aulas regulares de Ensino Religioso no turno da manhã.
Informo também que todo planejamento, inclusive dos horários das oficinas, feito ao final de 2016, deixam de valer. Cabe agora aguardar as novas orientações para ver como fica a situação da rádio Coruja. Comunico que todas as informações e esclarecimentos quanto a ela devem ser tratados com a direção da escola.
Agradeço sua atenção e qualquer dúvida que precisar esclarecer comigo, basta entrar em contato pelo e-mail, telefone, bilhete ou vindo até a escola, preferencialmente às segundas-feiras. Em 2017 estarei somente no turno da manhã, lecionando Ensino Religioso.

Desde já, meus agradecimentos!
Atenciosamente,
Professor Sérgio, ex-coordenador da Rádio Coruja e do Coral Canta Cantos


NOTA: estudantes, professores, pessoal do administrativo, pessoas que me encontram pela rua ou em locais do bairro próximos à escola e comunidade escolar em geral sempre abordam este assunto comigo e, para evitar informações desencontradas e não ter que explicar os motivos do encerramento do coral e da rádio Coruja individualmente – o que fica muito cansativo para mim -, eu resolvi colocar meus esclarecimentos no papel. Assim espero que não restem dúvidas e todos (as) estejam informados (as) quanto aos fatos sobre esta questão.  

Comentários