ROTEIRO DE ENTREVISTA
ENTREVISTADO (S): Diogo Apolinário (aluno da disciplina Laboratório de Rádio Educativo,
UFMG)
Introdução/ apresentação:
Bom dia! Nós somos
estudantes da Escola Municipal Glória Marques Diniz, turma 2.1 B, turno da
manhã. Nós fazemos oficina de rádio, uma vez por semana.
Nós queremos conversar com
você sobre a visita dos estudantes da disciplina Laboratório de rádio educativo
à rádio Coruja.
Perguntas:
1)
A gente gostaria que
você se identificasse. Nome completo, qual curso freqüenta na UFMG.
2)
Por que você escolheu
fazer a disciplina Laboratório de rádio educativo com o professor Fábio
Martins?
3)
O que você aprende
nesta disciplina?
4)
Quais são os assuntos
que você procura tratar nos programas de rádio produzidos na disciplina
Laboratório de rádio educativo?
5)
Você viu semelhanças
entre o nosso projeto de rádio e os programas produzidos por vocês?
6)
Você gostou da
oportunidade de conhecer o projeto Rádio Coruja?
7)
Quais as dicas que
você daria aos alunos que participam do projeto Rádio Coruja?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gênero radiofônico publicitário (propaganda)
Formato: spot
Recursos sonoros (sonorização ou sonoplastia)
|
Spot sobre a Defesa Civil (propaganda sobre a prevenção a desastres
naturais)
|
Som de
deslizamento de terra, chuva forte, raios e trovões, sirene do carro do corpo
de bombeiro, árvore caindo.
Som da
chuva caindo
|
Loc1: Esses sons que você ouviu são muito comuns em período chuvoso,
quando acontecem os desastres e acidentes causados pela força da natureza.
Loc2: Porém, muitos desses desastres são conseqüências da ação ou não
do homem.
Loc3: Então fique atento! Previna-se! Não construa casas em áreas de
risco; não jogue lixo na rua; limpe as calhas e telhados bueiros e valas;
reforce muros e paredes pouco confiáveis; providencie a poda e corte de
arvores que oferecem risco.
Loc4: Essas são algumas formas de prevenção. Em caso de acidentes ou
para mais informações entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.
Loc5: Uma campanha da Defesa Civil de Contagem. Apoio rádio Coruja.
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gêneros Radiofônicos
Por Simoni Helfer
Muitos são os gêneros radiofônicos utilizados nas rádios atualmente. Vou comentar
e exemplificar os mais conhecidos, tais como os utilizados em peças
publicitárias, programas jornalísticos, etc.
Jornalístico
Nota: Notícia curta e
rápida sobre algum acontecimento. Duração ~30segundos
Boletim: Traz resumidamente as principais notícias do dia. Duração ~5 minutos
Reportagem: Notícia mais completa e específica sobre determinado fato.
Externa: Reportagem ou entrevista feita fora do estúdio. Traz ao ouvinte a
ambientação onde o repórter ou locutor está fazendo a gravação.
Entrevista: Conversa ou depoimentos de uma ou mais pessoas para repórter, pode ser
realizada tanto no estúdio quando em externas.
Crônica: Opinião do apresentador sobre algum tema (esporte, religião, política,
variedades, etc.)
Debate: Pessoas se reúnem para debaterem algum tema,com mediação do
apresentador.
Radiojornal: Programa que reproduz notícias variadas.
Programas esportivos: Transmissão de jogos esportivos (principalmente futebol).
Publicitário
Jingle: Anúncio breve de algum produto com melodia simples.
Assinatura: Texto rápido que procura associar ao programa ou evento a marca do
patrocinador.
Vinheta: Abertura do programa, geralmente em forma de música.
Testemunhal: Apresentação de uma marca pelo apresentador do programa, busca mostrar
mais credibilidade ao produto.
Spot: Comercial com
locução, que traz consigo geralmente trilha sonora e efeitos.
Gênero Musical: programação onde predomina a variação
de músicas. Pode ter gênero musical definido ou não. Ocupa a maior parte da programação
das rádios brasileiras.
Podemos citar ainda o Gênero Dramático ou Ficcional, onde encontramos
radionovelas, seriados, peças radiofônicas, poemas dramatizados e sketch (ou esquete, peça cômica apresentada geralmente no meio da programação/intervalos).
Há ainda o Gênero Educativo-Cultural, que conta com audiobiografias e programas temáticos.
Enfim, há uma infinidade de gêneros radiofônicos para todos os gostos.
Referencial
Íntegra do Tópico Gêneros e Formatos Radiofônicos, disponível em
famec.sp.googlepages.com/generoseformatos.pdf
http://miscuta.blogspot.com.br/2009/10/generos-radiofonicos_05.html.ACESSO
EM 17 DE MARÇO DE 2014, 22:15.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gêneros e formatos radiofônicos
Gêneros:
|
Formatos:
|
1- Gênero
Jornalístico
|
- Nota,
Notícia, Boletim, Reportagem, Entrevista, Comentário,
Editorial,
Crônica, Radiojornal, Documentário jornalístico,
Mesas redondas ou Debates, Programa policial,
Programa esportivo e
Divulgação
tecno-científica.
|
2- Gênero
Educativo-cultural
|
-Programa
instrucional, Áudio biografia, Documentário educativo
cultural e Programa temático.
|
3- Gênero de
Entretenimento
|
Programa
musical, Programação musical, Programa ficcional,
Programete
artístico, Evento artístico e Programa interativo
de entretenimento.
|
4- Gênero
Publicitário
|
Espote (spot),
Jingle, Testemunhal e Peça de promoção.
|
5- Gênero
Propagandístico
|
Peça
radiofônica de ação pública, Programas
eleitorais e Programa religioso.
|
6- Gênero de Serviço
|
Notas de
utilidade pública, Programete de serviço
e Programa de
serviço.
|
7- Gênero Especial
|
Programa infantil
e Programa de variedades
|
Fonte: BARBOSA FILHO,
André. Gêneros Radiofônicos. São Paulo: Paulinas, 2003.
--------------------------------------------------------------------------------------
FUNÇÕES NA RÁDIO
1- PLANEJAMENTO: produz a
pauta, ou seja, escolhe o assunto que o programa vai abordar;
2- PRODUTOR: pesquisa,
organiza e viabiliza o que foi previsto pelo planejamento.
3- REDATOR:
transforma a linguagem literária dos textos escritos que pesquisa em linguagem
de rádio, ou seja, linguagem oral;
4- LOCUTOR: utiliza a
expressão vocal e a inflexão para transmitir sentimentos através da voz;
5- EDITOR: finaliza a peça
radiofônica.
--------------------------------------------------------------------------------------
Exemplos de trava-línguas
1- O rei perguntou á rainha quantos reis o reino tinha, a rainha
respondeu ao rei que o reino tinha tantos reis quanto o rei queria.
2- Eu tenho uma rosa que parece a minha rosa, mas não é a minha
rosa, porque a minha rosa é rosa, mas a minha rosa é meiga
3- Fui ao mar colher cordões, vim do mar cordões colhi.
4- Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha
arranha a jarra.
6- Sobre aquela serra há uma arara loura. A arara loura falará? Fala,
arara loura!
7- Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no
chão.
8- A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem
sucessivamente, sem suceder o sucesso…
13- Pedro Pereira Pedrosa pediu passagem para Pirapora.
15- O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
16- O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao
tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.
16- Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são
quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que
não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
18- Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar
bom desmafagafizador será.
19- O bispo de Constantinopla, é um bom desconstantinopolitanizador.
Quem o desconstantinopolitanizar, um bom desconstantinopolitanizador será.
20- Não confunda cafetão de gravata com capitão de fragata.
21- O pelo do peito do pé do Pedro é preto.
22- Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o
gato
23- Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco
com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque
ornitorrinco é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista, e
otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
24- O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza!
O original não se desoriginaliza! Se desoriginalizássemo-lo, original não
seria!
25- Quico quer caqui. Que caqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer
caqui.
26- Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
27- Uma trinca de trancas trancou Tancredo.
28- Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o
prato, pia o pinto e mia o gato.
29- Se o Arcebispo-Bispo de Constantinopla a quisesse
desconstantinoplizar, não haveria desconstantinoplizador que a
desconstantinoplizasse desconstantinoplizadoramente.
30- Pedro pediu permissão para passar pelo portão para pegar o pinto
pelado pelo pescoço.
31- Percebeste ou fingiste que percebeste para que os outros percebessem
que tivesses percebido, percebeste?
Acesso em 23 de
mar. de 2014.
--------------------------------------------------------------------------------------
O projeto Rádio Coruja iniciou-se na Escola Municipal Glória Marques
Diniz, em 2003, através da professora Rosane Moreira e do professor Fábio
Martins do curso de Comunicação da UFMG. Até 2006, o projeto era
desenvolvido apenas com os estudantes do 1º turno no pátio da escola.
Em 2007, Cristina, Eloisa e Sônia, na direção da escola, e, por
acreditarem no potencial educativo do projeto, junto à professora Rosane e ao
professor Fábio, em parceria com Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC),
empenharam-se na construção do estúdio.
O estúdio ficou pronto em 2008 e, hoje, localiza-se atrás da biblioteca.
Nesse mesmo ano, a direção e os professores Fabiana, Fábio, Rosane e Sérgio
participaram de uma discussão junto à SEDUC para transformar a rádio em um
Ponto de Cultura. O objetivo desse projeto era colocar a nossa escola no centro
da produção cultural em nossa região e na cidade. No entanto, devido a
problemas burocráticos, os Pontos de Cultura passaram a ser apenas um sonho em
nossa cidade.
Em 2008, a professora Rosane afastou-se do projeto, passando a
coordenação à professora Fabiana Machado. Fabiana, de forma brilhante,
realizou, do segundo semestre de 2008 a 2009, dez programas com mais de 100
estudantes, envolvendo os três turnos da escola. Ela criou também um blog para
a rádio, no qual os programas podem ser ouvidos, o endereço é radiocoruja.blogspot.com
Em 2010, a professora Cristina assumiu a coordenação da rádio, e
desenvolveu com os estudantes, 1º e 2º turnos, o tema Memórias da Rádio
Coruja, cujo objetivo era contar os quase 10 anos de existência do
projeto. Para tanto a professora e os estudantes envolvidos entrevistaram,
desde abril de 2010, representantes de todos os seguimentos da nossa escola,
pois as pessoas são grandes depositárias da memória.
Álvaro, Eloísa e Fabiana (2010-2012), à época na direção da escola,
também apoiaram o projeto por meio da construção de um sistema de som que
possibilita veicular os programas da rádio no pátio da escola.
De 2011 a 2013, a rádio esteve sob coordenação do professor Sérgio
Donizeti. Quem quiser saber mais sobre o que está sendo produzido, como são os
programas, quem são os estudantes envolvidos, se manter atualizado com relação
ao projeto etc., entre em contato pelo e-mail coruja2011@yahoo.com.br, acesse
o novo blog da rádio Coruja cujo endereço é educoruja.blogspot.com ou
escute todos os áudios dos programas no sites audioboo.fm/radiocoruja e www.lognplay.com/radiocorujavirtual
Texto da professora de história Maria Cristina Rodrigues – ex-coordenadora
da Rádio Coruja em 2010.
--------------------------------------------------------------------------------------
Gênero radiofônico:
entretenimento
Formato: programa
musical
Vht: Plugado na Bossa
Nova
BG: GAROTA DE IPANEMA
Loc.1: Olá! Somos
estudantes da E. M. G. M. D., turma 3.1 E; estamos aqui para falar sobre
o gênero musical bossa nova. Você o conhece? Já ouviu falar dele? (Darlene)
Loc.2: venha com a
gente conhecer a Bossa Nova. (Darleide)
Loc.3: bossa nova
foi um dos movimentos da música popular brasileira do final dos anos 50 lançado
por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de morais, alguns jovens cantores e
outros compositores de classe média da zona sul carioca.(Bruna)
VHT: Plugado na
bossa nova
BG: música de Tom
Jobim
Loc.4: A palavra
bossa nova apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisa Nossa, samba do popular cantor Noel Rosa, assim a expressão bossa nova passou
a ser utilizada também na década seguinte para aqueles
sambas de breque. (Brenda)
Loc.5: alguns
críticos musicais destacam uma certa influência da cultura americana do
pós-guerra na bossa nova, especialmente do cool jazz e be bop.(Thifany)
BG: música Chega de
saudade
Serviço: Você ouve o programa Plugado na Bossa Nova, uma produção de um grupo de
estudantes da turma 3.1 E, nas oficinas de música e rádio.
Loc.1: a Bossa Nova
iniciou-se, para muitos críticos, quando foi lançado, em agosto de 1958, o
compacto simples do violonista baiano João Gilberto, contendo as canções Chega
de Saudade de Tom Jobim, Vinícius de Morais e Bim Bom, do próprio João
Gilberto.(Darleide)
Vht: plugado na
bossa nova
Música: Garota
Ipanema
Loc.2: E aí? Você
está gostando do nosso programa? Que tal ouvir mais uma música da Bossa Nova?
Agora é a vez de você conhecer Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinícius de
Morais, na voz de João Gilberto.(Bruna)
Música Chega de
Saudade
Loc.3: a gente
chegou ao final do programa e espera que vocês tenham curtido as músicas e as
informações que trouxemos sobre este gênero musical brasileiro. Se quiserem
ouvir novamente este áudio, acessem o nosso blog, anote aí:
educoruja.blogspot.com (repetindo). O nosso e-mail é coruja2011@yahoo.com.br (repetindo ).(Brenda)
Loc. 4: até o
próximo! (Darlane)
Produção, locução e
edição: Darlane, Darleide, Bruna e Thifany.
Monitoria: Fabricio Evangelista
Coordenação: professores Sérgio Donizeti e Zélia de Jesus.
Comentários
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO!!