Comunicação à Comunidade Escolar 2

Carta aos pais dos estudantes integrantes da oficina de canto coral na rádio Coruja


Contagem, MG, 31 de março de 2015.

Senhores pais ou responsáveis, sou o professor Sérgio Donizeti e gostaria de lhes comunicar que, em 2015, de fevereiro até março, seu (sua) filho (a) participou, uma vez por semana, nas oficinas de canto coral, no turno da tarde. O coral surgiu na escola por volta de 2010, era uma atividade voluntária e livre, mas a partir de 2013 e em 2014, as oficinas aconteciam nos horários das aulas, nos meus horários flexíveis, ou seja, naqueles horários em que eu não estava dando aulas de Ensino Religioso, que era a matéria que eu ensinava até 2014, no turno da tarde. Na minha opinião isso foi um avanço, pois contribuía para uma integração curricular, uma vez que o componente música está previsto em legislação federal.
O canto coral provou ser uma ferramenta educativa com um poder fantástico na vida da maioria dos estudantes que nele participam e posso dizer que foi uma experiência que deu muito certo na escola, na qual os alunos se envolveram e deram resultados e melhoras visíveis em vários aspectos. Procurei registrar esses progressos gravando vídeos dos nossos ensaios, bem como gravando as várias apresentações que realizamos ao longo destes anos.
Eu fui um dos professores junto com vários outros colegas que ficou sem escola ao final de 2014, fiquei excedente no turno da tarde, porém, no meu caso, havia uma vaga para professor de Ensino Religioso no turno da manhã e, por isso, decidi transferir meu cargo para este turno. O que permitiu que eu continuasse a coordenar as oficinas da rádio Coruja; sendo assim, ao final de 2014, a direção da escola me propôs continuar coordenando as oficinas da rádio Coruja em 2015, foi então que optei por fazer 3 dias de oficinas de rádio no turno da manhã (3ª , 4ª e 5ª) e 2 dias de oficinas no turno da tarde (3ª e 4ª) o que representa uma carga-horária completa (22horas e 30 minutos) de um professor na Rede Municipal de Contagem.
Eu e algumas professoras do turno da tarde decidimos fazer oficinas de canto coral com 5 turmas em 2015 (salas 13, 12, 11, 10 e 8) na sala da rádio Coruja, porque o rádio e o canto coral possuem muitos aspectos comuns, como o trabalho com a oralidade, a expressão, a promoção da autoestima, além do que no canto coral é possível trabalhar com uma turma de 30 estudantes, enquanto na rádio eu não posso colocar mais do que 15, pois acima deste número o rendimento dos estudantes cai consideravelmente . Pelo que estamos notando estas oficinas estão afetando positivamente a vida das crianças; elas têm dado retorno muito bom quanto às atividades propostas e se desenvolvendo bem nos quesitos: expressão oral, coordenação motora, atenção, concentração, postura, produção textual, leitura e interpretação de textos, musicalização, autoestima além de outros.
Gostaria de, por meio desta carta, me despedir e dizer que fico muito feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar nas oficinas de canto coral com seu (sua) filho (a) de fevereiro até agora, março de 2015. Acho uma pena a gente ter que encerrar uma experiência rica como esta, mas não depende somente de mim a continuação desta proposta alternativa de educação. A prefeitura quer que eu volte a dar as aulas regulares de Ensino Religioso no turno da manhã, o que me obriga a ter que desmontar o horário que foi proposto no início do ano de 2015 na rádio Coruja e deixar de ser o coordenador da rádio e me concentrar apenas no turno da manhã.
Agradeço sua atenção e qualquer dúvida que precisar esclarecer comigo, basta entrar em contato pelo e-mail, telefone, bilhete ou vindo até a escola. Pode contactar também as professoras referência das salas 13, 12, 11, 10 e 08, a saber: Rita, Simone, Graça, Maria Cristina e Márcia.

Desde já, meus agradecimentos!
Atenciosamente,
Professor Sérgio, ex-coordenador da Rádio Coruja e do Coral Canta Cantos

Observação: usei papel rascunho nesta carta que enviei para você visando reaproveitar e reutilizar material reciclável e que já estaria descartado na escola se eu não o utilizasse nesta comunicação. Pequenas atitudes podem influenciar o nosso modo de vida no planeta Terra!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Favor destacar esta parte, assiná-la e devolvê-la confirmando o seu recebimento!

Eu confirmo que recebi a carta do professor Sérgio e tomei conhecimento da situação do coral Canta Cantos, no qual meu (minha) filho (a) participava:
______________________________________________________
Assinatura


Data: ____/ ____/ 2015

Comentários