Comunicação à Comunidade Escolar 1

Carta-comunicado aos pais e estudantes da oficina de rádio educativo


Contagem, MG, 31 de março de 2015.
Senhores pais ou responsáveis, sou o professor Sérgio Donizeti e gostaria de lhes comunicar que, de fevereiro até março de 2015,  seu (sua) filho (a) participou, uma vez por semana, nas oficinas da rádio Coruja, no turno da manhã. Estas oficinas de rádio aconteceram em aulas compartilhadas com a disciplina Arte, em 09 turmas dos 8º e 9º anos, terceiro ciclo, e em duas turmas, do segundo ciclo, turno da manhã.
A rádio Coruja é uma proposta de rádio educativo/ escolar que um ocorre na E. M. Glória Marques Diniz desde 2003 e, em 2008, com a construção do estúdio, ela passou a ter um espaço onde os estudantes podiam realizar suas atividades em local apropriado para isso, sem mais dependerem do pátio da escola; outro ganho para a rádio foi conseguir que um profissional da escola pudesse ser liberado para orientar as oficinas da rádio Coruja.
                De 2008 a 2009 a professora Fabiana, de história foi liberada para a função de coordenadora da rádio, em 2010 foi a professora Cristina, também de história e, de 2011 até março de 2015, o professor Sérgio Donizeti aceitou o desafio de implementar o rádio educativo na escola.
                Posso afirmar que foram muitos os desafios, que a proposta de rádio na escola precisa melhorar em muitos aspectos, mas também é possível dizer que ela deu certo, avançou; ela corresponde às propostas mais avançadas em educação nos dias atuais, pois propicia aos estudantes interação, desenvolvimento de habilidades antes impossível para eles, senso de pertencimento, uso das novas tecnologias da comunicação, enfim, melhoras em muitos aspectos tanto cognitivos quanto afetivos etc. 
                É neste espaço que também desenvolvo oficinas de canto coral, no turno da tarde, com 5 turmas, e atendimento aos monitores da rádio Coruja, que são alunos (as) do turno da manhã que vêm até a escola voluntariamente para desempenhar tarefas ligadas ao rádio educativo/ escolar como produção de programas radiofônicos, auxílio na coordenação da rádio etc.
Eu fui um dos professores junto com vários outros colegas que ficou sem escola ao final de 2014, fiquei excedente no turno da tarde, porém, no meu caso, havia uma vaga para professor de Ensino Religioso no turno da manhã e assim decidi transferir meu cargo para este turno. O que permitiu que eu continuasse a coordenar as oficinas da rádio Coruja; sendo assim, ao final de 2014, a direção da escola me propôs permanecer coordenando as oficinas da rádio Coruja em 2015 e eu aceitei, foi então que optei por fazer 3 dias de oficinas de rádio no turno da manhã (3ª , 4ª e 5ª) e 2 dias de oficinas no turno da tarde (3ª e 4ª) o que representa uma carga-horária completa (22horas e 30 minutos) de um professor na Rede Municipal de Contagem, desta maneira preservaríamos a possibilidade de alunos dos turnos da manhã e da tarde terem contato com algum tipo de oficina ou atividade na rádio Coruja, sendo assim não trabalharia mais em duas funções como vinha fazendo de 2011 até 2014, ou seja, professor regular de ensino religioso e coordenador da rádio Coruja.
Gostaria de, por meio desta carta, me despedir e dizer que fico muito feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar, neste ano, nas oficinas de rádio educativo/ escolar com seu (sua) filho (a) de fevereiro até agora, março de 2015. Acho uma pena a gente ter que encerrar uma experiência rica como esta, mas não depende somente de mim a continuação desta proposta alternativa de educação. A prefeitura quer que eu volte a dar as aulas regulares de Ensino Religioso no turno da manhã, o que me obriga a ter que desmontar o horário que foi proposto e deixar de ser o coordenador da rádio e, com isso, me concentrar apenas nas aulas regulares em sala de aula. Fabiana, diretora da escola, me disse que tentará encontrar algum profissional na escola que tenha disponibilidade para assumir as oficinas da rádio Coruja ou no turno da manhã ou no da tarde.
Agradeço sua atenção e qualquer dúvida que precisar esclarecer comigo, basta entrar em contato pelo e-mail, telefone, bilhete ou vindo até a escola. A partir do dia 06 de abril estarei somente no turno da manhã, lecionando Ensino Religioso.

Desde já, meus agradecimentos!
Atenciosamente,
Professor Sérgio, ex-coordenador da Rádio Coruja e do Coral Canta Cantos

Observação: usei papel rascunho nesta carta que enviei para você visando reaproveitar e reutilizar material reciclável e que já estaria descartado na escola se eu não o utilizasse nesta comunicação. Pequenas atitudes podem influenciar o nosso modo de vida no planeta Terra!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Favor destacar esta parte, assiná-la e devolvê-la confirmando o seu recebimento!
Eu confirmo que recebi a carta do professor Sérgio e tomei conhecimento da situação da rádio Coruja.

______________________________________________________
Assinatura


Data: ____/ ____/ 2015

Comentários